O MUNDO CONECTADO

Atualmente, os sensores possuem uma voz digital, é uma voz que permite com que eles se conectem de forma independente e compartilhem dados entre eles – e o back office – por meio de uma conexão IP. Os sensores podem ser acoplados a qualquer coisa: pessoas, veículos, tubulações, infraestrutura, robôs e linhas de produção, só para citar alguns.

A Internet das Coisas no setor de infraestrutura crítica melhora o fluxo de informações em tempo real e permite com que os equipamentos sejam gerenciados e controlados remotamente. Chamada de “Indústria 4.0” por seu potencial de desencadear uma nova revolução industrial, ela promete aumentar a produtividade das organizações ao mesmo passo que garante mais segurança aos trabalhadores e à comunidade.

A INTERNET INDUSTRIAL DAS COISAS
Esta rede conectada de coisas oferece novas oportunidade de melhorar as operações nos setores de manufatura, energia, agricultura, transporte, entre outros setores de infraestrutura crítica. Ela facilita o modo de coletar, analisar e compartilhar informações em tempo real, fazendo com que organizações tomem melhores decisões. As máquinas conseguem detectar e corrigir possíveis falhas antes de se tornarem uma catástrofe. Ela ainda permite com que objetos operem de forma independente ao mesmo tempo em que podem ser monitorados por pessoas em locais distantes.

O DESAFIO COMO A INTERNET INDUSTRIAL DAS COISAS PODE AJUDAR

SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Até 2025, 66% da população mundial poderá sofrer de escassez de água – a escassez pode levar à fome e problemas de saúde. Impedir a perda de água é também um grande problema para as distribuidoras de serviços essenciais – 34% da água se perde durante a transmissão ou distribuição mundialmente. Algumas regiões já sentem a escassez de chuvas devido às alterações climáticas.

SERVIÇOS DE ELETRICIDADE

Precisamos cada vez mais de energia limpa: o consumo de energia no mundo aumentará mais de 50% nos próximos trinta anos. Até o momento, distribuidoras de serviços essenciais sofreram perda de $ 200 bilhões com perdas em eletricidade – sendo $ 85 bilhões devido a desvios.

AGRICULTURA

Com a estimativa de crescimento da população de aproximadamente 7,3 bilhões hoje para 9 bilhões até 2050, a produtividade dos tanques de armazenamento precisa subir de 1,5 tonelada de grãos por acre para 2,5 no mesmo período de tempo.
Sensores capazes de comunicação máquina a máquina (M2M) em reservatórios e aquíferos capazes de monitorar a qualidade da água e ativar alarmes quando os níveis de poluentes sobem. O Controle Supervisório e Aquisição de Dados (SCADA) é capaz de oferecer controle remoto e comunicação de dados nos sistemas de distribuição. Isto pode enviar alerta a pontos de acesso e lagos em toda a rede e permitir a adoção automática de medidas corretivas (ex. diminuir a temperatura, pressão ou vazão de água) para evitar panes.

A lloT consegue ajudar distribuidoras de serviços essenciais a identificar e adotar medidas corretivas imediatas quando a energia sendo perdida ou desviada. Estima-se que monitores inteligentes – que podem chegar a quase um bilhão até 2024 – cortarão o consumo de energia no mundo de forma significante.
Clima em tempo real juntamente com dados sobre a condição do solo podem fazer com que a irrigação agrícola passe de suposições à exatidão da ciência. As tecnologias de gerenciamento de água, monitoradas remotamente e automatizadas com eficiência, permitem com que o abastecimento de água seja melhor utilizado e protegido.

SERVIÇOS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

Em 2013, os vazamentos de metano a partir de tubulações de petróleo e gás natural e de fábricas foram responsáveis por 2,8% das emissões mundiais.6
O Departamento de Segurança de Transporte dos Estados Unidos recomenda que os operadores de transmissão e distribuição de gás natural equipem os sistemas de monitoramento de tubulações com ferramentas que auxiliam no reconhecimento e na identificação de vazamentos.

Fonte: Motorola Solutions