A Motorola Solutions criou uma gerência no Brasil para cuidar especificamente de desenvolvimento de negócios relativos à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O executivo escolhido para cuidar da área é Joeval Martins. “É a primeira vez que criamos uma equipe para grandes eventos no Brasil. Fizemos isso em outros mercados antes”, relata Martins.

O foco da Motorola Solutions são órgãos governamentais, especialmente aqueles ligados à segurança pública, como polícia, bombeiros etc. A empresa acredita que haverá demanda por equipamentos para rádio-comunicação digital para agentes de segurança que trabalharão nos jogos, assim como para os voluntários e colaboradores atuando na organização do evento. “Serão entre 15 e 20 mil pessoas trabalhando na organização. Dificilmente a comunicação entre eles será feita via celular”, prevê Martins.

Outra demanda que a empresa espera atender é aquela por redes de banda larga sem fio usando a tecnologia WiMesh nas arenas esportivas e nos centros de imprensa. A seu favor, a Motorola conta com a experiência em outros grandes eventos, como os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, quando cobriu todas as praças de competição e áreas de treinamento com redes WiMesh. O próximo Pan-americano, a ser realizado em Guadalajara, no México, contará também com uma rede de banda larga sem fio montada pela empresa.

O executivo acha prematuro fazer uma estimativa precisa da receita que a Motorola Solutions conseguirá com a Copa do Mundo no Brasil, mas acredita que será da ordem de algumas centenas de milhões de dólares.

LTE

Nos EUA, o governo federal reservou um pedaço do espectro de 700 MHz para uso das forças de segurança. No Brasil, a discussão sobre o novo destino dessa banda, hoje de posse dos radiodifusores, está apenas começando, mas Martins acredita que seria interessante seguir a ideia norte-americana. Isso tornaria possível, por exemplo, dotar viaturas policiais de laptops com conexão LTE integrados aos sistemas de videomonitoramento das cidades, propõe o executivo.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/26/04/2011/motorola-solutions-cria-gerencia-dedicada-a-copa-e-as-olimpiadas-no-brasil/ti/221964/news.aspx