Como a inteligência artificial está mudando a segurança por vídeo na América Latina.

Porta-voz: Pedro Duarte, vice-presidente de Vendas, LATAM

 

A Avigilon opera na América Latina desde 2007. A América Latina é um mercado significativo para a Avigilon, e a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) é um dos principais fatores de crescimento.

A IA está alterando o panorama moderno de segurança e vigilância, mudando a maneira pela qual os usuários interagem com os seus sistemas de segurança. Com todo o entusiasmo em torno do potencial da IA, você pode estar imaginando: como ela está ajudando os operadores de segurança na América Latina a resolver desafios do mundo real?

A necessidade da IA

O fato é que hoje há muitas câmeras e vídeos gravados para que os operadores de segurança consigam acompanhar. Além disso, as pessoas têm capacidade de atenção limitada. A IA é uma tecnologia que não fica entediada e pode analisar mais dados de vídeo do que jamais seria possível por seres humanos. Foi concebida para levar os acontecimentos e percepções mais importantes à atenção dos usuários, liberando-os para fazer o que fazem melhor: tomar decisões cruciais.

Há duas áreas específicas nas quais a IA pode ter impacto significativo na segurança por vídeo hoje: pesquisa e foco da atenção.

Pesquisa mais rápida 

Imagine usar a internet hoje sem um dispositivo de pesquisa. Você teria que pesquisar uma página da internet de cada vez, vasculhando todo o conteúdo, linha por linha, e torcer para encontrar o que está procurando. É assim que a maior parte das pesquisas por segurança por vídeo  é hoje: os operadores de segurança esquadrinham horas de vídeo de uma câmera de cada vez na esperança de encontrar o acontecimento fundamental que precisam investigar em maior profundidade.

É aí que a inteligência artificial entra.

Com a IA, empresas como a Avigilon estão desenvolvendo tecnologias concebidas para tornar a pesquisa de vídeo tão fácil quanto pesquisar na internet. Ferramentas como a tecnologia Avigilon Appearance Search™ – um dispositivo de pesquisa de vídeo por IA de aprendizagem profunda – ajudam os operadores a localizar rapidamente uma pessoa ou veículo específico de interesse em todas as câmeras de um local. Quando um operador de segurança recebe descrições físicas de uma pessoa envolvida em um acontecimento, essa tecnologia permite iniciar uma pesquisa somente selecionando alguns descritores, como gênero ou cor das roupas. Durante investigações críticas, como no caso de pessoa desaparecida ou suspeita, essa tecnologia é particularmente útil porque usa as descrições para pesquisar uma pessoa e, em segundos, encontrá-la em um local.

Atenção concentrada                                                                                                                                             

A capacidade da IA de transformar horas de trabalho em minutos é especialmente significativa quando pensamos no declínio gradual da capacidade de atenção humana. Considere todas as informações que uma pessoa recebe em um dado dia. A pessoa não necessariamente presta atenção em tudo porque a maior parte dessas informações é irrelevante. Em vez disso, a pessoa prioriza o que é e não é importante, frequentemente se concentrando somente em informações ou acontecimentos surpreendentes ou incomuns.

Agora considere quantas informações um operador de segurança que assista dezenas, centenas ou milhares de câmeras de vigilância recebe diariamente. Após somente alguns minutos, a capacidade de atenção dele cai consideravelmente, significando que a maior parte dos vídeos nunca é assistida e informações essenciais podem não ser detectadas. Assumindo a tarefa de “assistir” a vídeos de segurança, a tecnologia de IA pode ajudar a concentrar a atenção dos operadores em acontecimentos que possam precisar de investigação adicional. Por exemplo, tecnologias como a Avigilon™ Unusual Motion (UMD) usam a IA para aprender continuamente as características das atividades típicas em uma cena e então detectar e sinalizar acontecimentos incomuns, acrescentando um novo nível de automação à vigilância. Isso ajuda a poupar tempo durante uma investigação, permitindo que os operadores pesquisem rapidamente longos trechos de vídeos gravados, concentrando automaticamente a atenção deles nos acontecimentos incomuns que podem precisar de investigação adicional, capacitando-os a responder mais efetivamente às perguntas fundamentais: quem, o quê, onde e quando.

À medida que a tecnologia de IA evolui, os ricos metadados capturados em segurança por vídeo  – como cor das roupas, idade ou gênero – tornarão ainda mais relevante o que os operadores estiverem vendo. Isso significa que, além de detectar atividades incomuns com base em movimentos, essa tecnologia tem potencial para direcionar a atenção dos operadores para outros dados “incomuns” que os ajudarão a verificar e reagir com maios precisão a acontecimentos de segurança.

A chave para a segurança avançada

Não há como negar, o papel da IA na segurança hoje em dia é transformador. Softwares de gerenciamento de vídeo com tecnologia de IA estão ajudando a reduzir o tempo gasto em vigilância, tornando os operadores de segurança mais eficientes e eficazes no trabalho. Eliminando a necessidade de assistir a telas de vídeo constantemente e automatizando a função “detecção” da vigilância, a tecnologia de IA permite que os operadores se concentrem no que fazem melhor: verificar e agir em acontecimentos críticos. Isso não apenas acelera perícias mas também possibilita reação em tempo real. Quando totalmente integrada em um sistema de segurança, a tecnologia de IA tem potencial para mudar as operações de segurança radicalmente. Da mesma forma que as imagens de alta definição se tornaram um recurso fundamental das câmeras de vigilância modernas, o valor extraordinário da tecnologia de IA a posicionou como elemento essencial dos sistemas de segurança atuais e futuros.