Em Pernambuco foi implementado um impressionante sistema de comunicação baseado nas tecnologias da Motorola que ajuda a oferecer maior segurança à população. Há 15 estações de trabalho montadas para monitorar os dados das câmeras de vídeo. O sistema de comunicação digital é composto por 2.500 rádios digitais que seguem o padrão internacional APCO25, adotado por corporações policiais em todo o mundo.

Até o dia 15 de janeiro, duzentas e trinta e sete câmeras estarão sendo utilizadas na central de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) inaugurada na manhã de 21 de dezembro de 2009, no 2º andar do prédio da Agência de Tecnologia e Informação (ATI). A promessa foi feita durante a solenidade pelo governador Eduardo Campos. De acordo com o governo estadual, esta será a maior central do gênero em operação no Brasil.

A central funcionará 24h por dia, de domingo a domingo, sob a responsabilidade do 16º Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro de Santa Rita. Quinze viaturas, oito motocicletas e 60 policiais ficarão à disposição para atender as ocorrências geradas.

Os 115 equipamentos já instalados, além das 50 câmeras que já existiam, vão se juntar aos demais para monitorar bairros como São Jose, Santo Antonio e Boa Vista. Em 15 estações de trabalho operadores atuarão 24 horas por dia monitorando até 15 câmeras, cada. As demais, já instaladas, serão integradas ao sistema paulatinamente.

Na ocasião também foi apresentado o sistema de comunicação digital da Secretaria de Defesa Social (SDS), que promete revolucionar a troca de informações e a coordenação da atuação das polícias na Região Metropolitana do Recife. Pernambuco será o maior estado nordestino a utilizar o sistema da Motorola que é usado pela Marinha dos Estados Unidos.

Todos os policiais militares serão dotados de rádios digitais que têm a vantagem de poderem ser desativados, se roubados e bloquearem faixas de comunicação, para diálogos confidenciais.

O sistema de comunicação digital é composto por 2.500 rádios digitais que seguem o padrão internacional APCO25, adotado por corporações policiais em todo o mundo. Com esse sistema a comunicação ocorrerá sem interferência e em tempo real.

http://www.bgh.com.br/noticias.php?id=20