O CPqD realizou ontem (28/05) a primeira demonstração pública de sua tecnologia LTE/4G na faixa de 700 MHz, em parceria com a Trópico – empresa responsável pela fabricação dos equipamentos. O objetivo foi apresentar essa nova tecnologia, 100% nacional, aos representantes das instituições envolvidas na implantação no país do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), que deverá ser compartilhado pelas áreas de Defesa, Segurança Pública, Infraestrutura e outras entidades governamentais.

Conduzido pelo Exército, o projeto SISNACC já conta com a adesão de diversos órgãos da administração pública que manifestaram interesse em integrar o sistema – entre eles, a Receita Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). De acordo com o projeto, a comunicação por voz utilizará o sistema de rádio digital troncalizado do Exército brasileiro. Já a transmissão de dados usará a tecnologia LTE/4G na faixa de frequência de 700 MHz, no Brasil reservada à Defesa e Segurança Pública.

“Estamos aproveitando a base tecnológica do LTE/4G do CPqD, construída nos últimos anos com o apoio do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), na criação de equipamentos, estações radiobase e terminais para a faixa de 700 MHz”, afirma Everton Corrêa, gerente de Defesa e Segurança do CPqD. Segundo ele, o CPqD e a Trópico já vêm realizando testes de campo, na região de Campinas, com o uso de equipamentos baseados nessa tecnologia em diferentes cenários de missão crítica, como transmissão de vídeo e dados com mobilidade.

A demonstração desta quinta-feira foi a primeira apresentação pública da solução e contou com a presença do general de divisão Antonino dos Santos Guerra Neto, vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército – que vem conduzindo a implantação do SISNACC -, entre outros envolvidos no projeto.

Fonte: Pimenta Comunicação