Na última edição da revista mexicana “Seguridad en América”, publicada em 23 de setembro de 2013, o gerente de soluções de WLAN da Motorola Solutions, Carlos Ramos, apresentou as chaves para afrontar os perigos informáticos das redes.
Ele explicou: “Encontramos que há entidades que contam com planos de segurança para o uso de Wi-Fi ou wireless; por exemplo, nos bancos está proibido o uso de uma rede sem fio porque, por natureza, são inseguras, devido a que as pessoas podem captar a informação com facilidade. De fato, há um caso de um banco no qual para dar acesso Wi-Fi aos usuários criaram uma rede alterna, separada completamente da rede principal e só dão acesso a determinados aplicativos”.
A segurança é um tema muito importante na atualidade, pois a maioria das operações produtivas e o dia a dia das pessoas estão baseados no seu uso correto. A Motorola disponibiliza para você nove princípios básicos para diminuir os perigos nos sistemas de redes:
- Conscientização: cada participante deve ser consciente da necessidade de contar com sistemas e redes de informação seguros, e com conhecimentos sobre os meios necessários para ampliar esta segurança.
- Responsabilidade: Todos os participantes são responsáveis da segurança dos sistemas e redes de informação.
- Resposta: os participantes devem agir de maneira adequada e conjunta para prevenir, detectar e responder no caso de incidentes de insegurança.
- Ética: cada participante deverá respeitar os interesses de terceiros.
- Democracia: a segurança deve ser compatível com os valores de uma sociedade democrática.
- Avaliação do Risco realizada por cada participante.
- Design e Realização da Segurança: cada participante deve incorporar a segurança como um elemento essencial para cada sistema e rede.
- Gestão de Segurança: cada participante deve adotar uma visão integral do gerenciamento da segurança.
- Reavaliação: os participantes devem revisar a segurança de seus sistemas.
Com estes 9 princípios, a segurança de uma empresa terá menos possibilidades de ser infringida. Lembre que a informação mais sensível é aquela que é confidencial e o vazamento de informações não só implicará num perigo econômico ou comercial, mas também pessoal de cada empregado.
Clique aqui e conheça a nota completa sobre a segurança em redes.
Fonte: motorolasolutions.com.br