Visando conscientizar e instruir nossos funcionários, ao decorrer da semana diversas palestras foram aplicadas por nossos colaboradores englobando os seguintes assuntos, Ergonomia, consumo consciente de Água e Papel e 5S.  Abaixo segue uma breve introdução aos assuntos citados.

Ergonomia

Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.

No âmbito das ciências econômicas, a ergonomia consiste na área que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, especialmente na economia industrial.

Consumo consciente de água e papel 

No Brasil, 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável. Em todo o mundo, esse número chega a 1 bilhão. O Brasil possui cerca de 15% dos recursos hídricos disponíveis no mundo, entretanto, o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3%, o que torna ainda mais essencial a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos hídricos

O consumo do papel é um assunto delicado, pois a sua produção gera um grande impacto no meio ambiente, sendo o Brasil um dos países que mais produz e utiliza papel no mundo nós precisamos nos atentar as consequências da sua produção. Medidas de economia e de reciclagem de papel precisam ser impostas para que os impactos ambientais sejam reduzidos, assim preservando o meio ambiente.

5S

Os 5S da qualidade são um conjunto de ferramentas utilizadas por empresas para promover a qualidade. Nascido no Japão, o 5S começou a ser implantado nas empresas no início da década de 1950, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, as indústrias japonesas ficaram arrasadas e passaram a usar essa ferramenta para evitar desperdícios (luxo que eles não poderiam ter devido à escassez de matéria-prima), a quebra de equipamentos e maquinários e reestruturar sua economia como um todo.

Apresentações :