Em Canoas, sensor de tiros ajuda PM a prender suspeitos.

Em alguma parte da cidade, um bandido atira em uma vítima. O som do tiro é recebido em até três quilômetros de onde o sensor de detecção está instalado. Informações da localidade da origem do disparo da arma de fogo e o tipo de armamento são transmitidas em até 15 segundos para os agentes de segurança. A probabilidade de eles encontrarem a arma e o seu portador é muito grande.

Situações como esta são vivenciadas pela Polícia Militar de Canoas, no Rio Grande do Sul, que dispõe de um sistema conhecido como ‘caça-tiros’ – ou ShotSpotter – desde setembro de 2010.

Utilizando a solução Canopy ponto-multiponto para a transmissão instantânea de informações em tempo real para rastrear crimes, a PM conta com 33 sensores de áudio camuflados e instalados em pontos estratégicos da cidade, que garantem cobertura total e permanente nas regiões de maior periculosidade.

Cada vez que o criminoso puxar o gatilho, ele aciona a polícia

Veja abaixo algumas características e benefícios que a solução oferece para proteger vidas humanas:

> Melhora as condições de segurança dos policiais, já que eles são informados sobre a situação que vão enfrentar antes de comparecerem ao local;

> Promove resposta imediata a ocorrências, permitindo a captura dos criminosos ainda no local e o socorro a vítimas;

> Fornece informações sobre incidentes que poderiam não ser do conhecimento da polícia;

> Aumenta a eficácia do despacho de viaturas, reduzindo custos operacionais;

> Evita falsos alarmes já que o sistema diferencia sons de armas e fogos de artifício.

> Gera provas para processos criminais. A determinação rápida e precisa do local da ocorrência permite que sejam recolhidas provas (como cápsulas para exames de balística), e que testemunhas sejam entrevistadas antes que possam deixar a cena do crime;

> Permite a geração de relatórios estatísticos precisos e o mapeamento da mancha criminal.m

http://www.agoratelecom.com.br/noticias/destaques.php#destaque37