Futurecom 2015 – O setor de telecomunicações representa 3,7% do produto interno bruto (PIB) brasileiro, disse João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no lançamento de um keynote em Futurecom.
Entre 2008 e 2015, o segmento que mais cresceu foi o da Telefonia Móvel, que registrou um aumento de 124,5%. Seguiram o mesmo caminho, a TV paga, banda larga fixa e telefonia com 200%; 180,5% e 13,6% respectivamente.
“No Brasil, não podemos nos queixar de não ter competição nos diversos setores”, disse o funcionário. “São números positivos que mostram uma perspectiva crescente de demanda”, a pesar dos problemas que atravessa a economia local.
Com respeito à oferta de TV, cuja penetração estimada é de 32,4%, Rezende sustentou que se sentiu prejudicado no passado por uma lenta abertura e leis anacrônicas e que agora sofre o combate entre as plataformas de vídeos on demand.
Mesmo assim, fez uma referência ao potencial existente na indústria das comunicações máquina a máquina (M2M), matéria que o Brasil lidera em toda a América Latina, com 11 milhões de acessos contabilizados no país até julho.
Nesse sentido, destacou os estímulos fiscais disponibilizados pelo governo para essas tecnologias e expressou seu desejo de que a crise não prejudique as políticas de ajuste que o governo de Rousseff vem executando nos últimos meses.
Rezende também aproveitou seu discurso para enumerar as várias transformações que a agência atravessou na sua gestão e ressaltou as licitações realizadas durante o ano, que serão concluídas com o concurso de espectro restante em dezembro.