Mais de 3,8 milhões de habitantes do Panamá serão beneficiados com resposta mais rápida e coordenada por parte da força pública, por meio do novo sistema de comunicação digital da Motorola Solutions

A Motorola Solutions anuncia que o Ministério de Segurança Pública do Panamá implementou a digitalização e expansão de uma rede de telecomunicações para ser usada como plataforma única pelas forças de terra, ar e mar, de maneira que suas operações possam ser executadas de forma integrada e coordenada.

Sob a premissa de ampliar cobertura e conseguir interoperabilidade das forças panamenhas, surgiu a necessidade de contar com um sistema de comunicação digital que permitisse a localização via GPS, encriptação de comunicações e a possibilidade de usar também uma porção da infraestrutura analógica existente. Assim, com a implementação do sistema ASTRO® 25, acrescentam-se funcionalidades de voz e dados integrados, além de permitir a integração entre a rede analógica e a digital.

Com a atualização do sistema de comunicação, as forças de segurança do Panamá contam com mais qualidade e cobertura em suas comunicações e com otimização nos tempos de resposta, garantindo a interoperabilidade e eficiência no controle de suas operações. Dessa maneira, a Polícia Nacional, o Serviço Nacional de Fronteiras e o Serviço Nacional Aeronaval poderão executar operações em conjunto e se comunicar em tempo real sob uma mesma plataforma.

PONTOS IMPORTANTES

• A solução conta com três etapas: a primeira cobre a cidade do Panamá, Colón, Chepo, Arraiján e La Chorrera, por serem áreas com maior densidade populacional; a segunda cobre Chiriquí e Bocas del Toro, e a terceira, El Darien.

• A implementação consiste em posições de despacho e monitoramento de localização de veículos, locais de repetição digital, canais digitais, rádios portáteis APX 2000, rádios móveis e estações base XTL 1500, além de repetidoras com sistema de radiofrequência completo.

• A solução foi desenvolvida de maneira modular, de modo a permitir que a maioria dos componentes do sistema fosse completamente integrada com equipamentos Motorola de versões passadas e futuras.

DEPOIMENTOS

José Raúl Mulino, ministro de Segurança Pública
“As forças de segurança, coordenadas pelo Ministério de Segurança Pública, têm imensa responsabilidade na manutenção da ordem. Daí a necessidade de melhorar seu sistema de comunicação para que sua missão diária de proteger os cidadãos panamenhos seja feita de maneira coordenada”.

Fernando Bonilla, vice-presidente da Motorola Solutions América Latina Norte
“Nós entendemos que a tecnologia é crucial para a segurança dos países, por isso estamos comprometidos com o governo panamenho em contribuir com a construção de cidades mais seguras”.

Fonte