Vivemos em um mundo cada vez mais saturado por ondas eletromagnéticas. Embora não as percebamos, elas estão em toda a parte: nas ruas, escritórios, fazendas, cidades, hospitais, indústrias, shopping centers, residências etc. Tal saturação preocupa as autoridades sanitárias pois o número de equipamentos produzidos e utilizados é cada vez maior.

Não obstante ser a saúde o bem mais precioso do ser humano, por ser indispensável ao seu bem estar, há outro manancial a ser resguardado no caso em questão. Refiro-me ao espaço por onde trafegam as ondas eletromagnéticas, o espaço radioelétrico. Embora esquecido, não fosse ele, o mundo da tecnologia móvel jamais existiria.

Em sendo tal manancial da natureza um recurso natural, escasso e não-renovável, cabe à autoridade competente protegê-lo, criando normas e padrões racionais para sua correta utilização.

A Anatel, preocupada com os efeitos nocivos advindos da irradiação excessiva e seus efeitos no meio ambiente e na saúde da população, regulamentou através da Resolução 303 da Anatel a correta instalação, destinação e utilização dos sistemas de telecomunicações. Hoje é necessário, para a aprovação de sistemas de telecomunicações, um laudo técnico atestando que o referido sistema foi instalado de acordo com as normas e padrões determinados pela Lei Competente.

Nesse sentido cumpre salientar que a contratação de profissionais técnicos responsáveis é imprescindível para a saúde pública e conservação do meio ambiente. Em sendo assim, recomendamos que, ao contratar o serviço de um engenheiro eletricista, eletrônico ou de telecomunicações para elaborar um projeto técnico para regularização de um sistema de telecomunicações, exija sua presença no local das instalações, pois somente vistoriando todo o sistema poderá ser capaz de produzir um trabalho responsável e de qualidade.

Agindo assim você estará prestando sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, bem como contribuindo para a preservação do meio ambiente, tão necessário para as gerações futuras.

Fonte: http://www.commtacta.com.br/