Todo produto de telecomunicações comercializado no território brasileiro deve passar por análise da ANATEL com o objetivo de aferir se o produto em questão atende às normas técnicas determinadas pela lei competente, além de ser avaliado em testes e ensaios em laboratórios especializados com o fito de aferir se realmente possuem a qualidade e precisão descritas em seu memorial técnico.
Tais cuidados da ANATEL têm por objetivo:
1-) Manter a organização do espaço radioelétrico evitando que interferências prejudiciais perturbem a qualidade de comunicação de outros permissionários.
2-) Zelar pela qualidade de produtos oferecidos ao mercado brasileiro, obrigando o fabricante ou o distribuidor à manter componentes de reposição e suporte técnico durante a vida útil do produto.
3-) Salvaguardar o direito do consumidor colocando à sua disposição no mercado produtos confiáveis e produzidos em consonância com normas globais de qualidade.
Adquirindo somente produtos homologados você estará:
1-) Combatendo o crime organizado (contrabando).
2-) Praticando um ato de cidadania.
3-) prestigiando fabricantes, distribuidores e revendas responsáveis que geram empregos e recolhem impostos em nosso país.
Fonte: http://www.commtacta.com.br/