De acordo com o Barômetro de Mobilidade Empresarial da Motorola Solutions, 70% dos entrevistados concordaram que a adoção de tecnologias sem fio e móveis coloca as empresas do setor em uma relação favorável com outros players de sua indústria.

A Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI) anuncia que sete de cada dez empresas da indústria de varejo na América Latina afirmaram que a incorporação da mobilidade os posicionou em uma situação de vantagem competitiva com relação às demais companhias do setor, de acordo com os dados aferidos pelo Barômetro de Mobilidade Empresarial 2011 para a América Latina. Entre os que participaram do levantamento, 78% disseram que a adoção de tecnologias sem fio e móveis gerou um impacto positivo sobre o resultado das vendas de sua empresa.

Outra característica que se destaca nesse estudo do setor de varejo é o crescimento na penetração dos dispositivos móveis. A aquisição de tablets e telefones portáteis de voz sobre IP irá crescer de 10% no final de 2010 para 35%, um aumento importante. No caso de telefones celulares e laptops ou notebooks, estes continuarão a ser os dispositivos mais utilizados nas empresas, com taxas de implementação de 69% e 57%, respectivamente.

O Barômetro de Mobilidade Empresarial da Motorola Solutions procura compreender como as organizações de diversos mercados verticais utilizam as tecnologias móveis e quais são as principais tendências futuras, para compreender profundamente as estratégias de negócios em um ambiente de evolução tecnológica permanente. O estudo incluiu organizações da Argentina, Brasil, Colômbia e México, as quatro maiores economias, que representam 74% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

Pontos importantes

  • Mais de sete em cada dez empresas do setor de varejo afirmam ter aumentado seu investimento em tecnologias móveis e sem fio durante 2011.
  • 56% das empresas do setor possuem um sistema de rádio bidirecional ou planejam implementá-lo em curto prazo.
  • 94% das empresas de varejo da América Latina já adotaram redes sem fio LAN.
  • Nove de cada dez empresas do segmento argumentam que as tecnologias móveis e sem fio são mais importantes hoje que em 2010.

“Os resultados do Barômetro de Mobilidade Empresarial 2011 da Motorola Solutions para a América Latina demonstraram que a maioria das empresas do setor concorda em ressaltar a importância da adoção de tecnologias sem fio e móveis como ferramentas essenciais, a fim de obter uma série de benefícios indispensáveis nessa indústria, tais como a melhora na produtividade e a redução do prazo de entrega, e também na precisão do atendimento das requisições e no controle de inventário, entre outras atividades”, explica Claudio Kimura, diretor de estratégia da Motorola Solutions para a América Latina e Caribe.

Fonte: Motorola Solutions